Português (Portugal)

Locked
Jonathan
Xpadder creator
Posts: 1737
Joined: 24 Aug 2009, 11:33
Location: England
Contact:

Português (Portugal)

Post by Jonathan »

Image

Como começar

Este programa simula acções realizadas por teclas ou rato, utilizando um comando (controlador). Se ainda não tem nenhum controlador conectado, conecte-o agora.

Irá ver no canto superior esquerdo uma vinheta branca e um ecrã vazio. Poderá também obter vinhetas cinzentas caso tenha mais do que um controlador conectado.

Para utilizar o seu controlador é necessário criar um layout primeiro. Clique no botão de controlados (por debaixo da barra branca) e clique em "Novo" Para abrir a janela de "Definições do Controlador". Utilize a janela de Definições do Controlador para criar um novo layout para o seu controlador. Encontra-se ajuda detalhada na janela de Definições do Controlador.

Scanning

Automatic scanning
Controller connection and re-connection is automatic by default. If no controllers are found when this program starts then a Scanning animation is displayed. Click the Scanning animation to open the Windows Game Controllers control panel. The Windows Game Controllers control panel lists all installed game controllers.

Manual scanning
If the Automatic Scanning option is disabled in the Settings window a Scan button is displayed. Click the Scan button to scan for new or re-connected controllers.

Controladores

Vinhetas
Todos os controladores encontrados são mostrados em vinhetas, no canto superior esquerdo da janela. Os controladores são apresentados consoante a ordem que determinou na janela de Definições. Os controladores conectados são apresentados com fundo branco, enquanto que os desconectados são apresentados com fundo vermelho. O controlador seleccionado é apresentado com um fundo mais brilhante que qualquer outro controlador.

Clique no ícone do controlador seleccionado para ver as suas propriedades. Clique no ícone de outro controlador para o seleccionar.

Menú
Clique no botão à esquerda do nome do controlador para aceder ao menu do controlador. O nome do controlador actual é apresentado à direita do botão de Controlador. Se ocorreram alterações após a última abertura ou gravação, então o nome é evidenciado em amarelo e um botão de gravação rápida é apresentado.

Novo
Cria um novo controlador. Caso ocorram alterações no controlador actual, será questionado se pretenderá gravar as alterações.

Definições
Apresenta a janela de definições do controlador. Encontra-se ajuda detalhada na janela de Definições do Controlador.

Abrir
Abre um controlador salvo préviamente. Caso ocorram alterações no controlador actual, será questionado se pretenderá gravar as alterações.

Salvar
Salva quaisquer alterações efectuadas no controlador actual. Esta opção está apenas disponível quando ocorrem alterações mas não são salvas.

Salvar Como
Pede-lhe para atribuir um novo nome antes de salvar.

Propriedades
Apresenta a janela de propriedades do controlador.

Perfis

Um perfil é um conjunto de definições e associações de um controlador. Cada controlador tem o seu próprio perfil. Quando o programa é inicializado é criado automaticamente um novo perfil em branco.

Menú
Para aceder ao menu do Perfil, clique no botão que se encontra à esquerda do nome desse mesmo perfil. O nome do perfil actual é apresentado à direita do botão Perfil. Se ocorreram alterações após a última abertura ou gravação, então o nome é evidenciado em amarelo e um botão de gravação rápida é apresentado.

Novo
Cria um perfil em branco. Se ocorrerem alterações no perfil em utilização, será notificado se pretende ou não salvar essas mesmas alterações.

Abrir
Abre um perfil gravado. Se ocorrerem alterações no perfil em utilização, será notificado se pretende ou não salvar essas mesmas alterações.

Colar
Abre um perfil utilizando texto que foi copiado. Se ocorrerem alterações no perfil em utilização, será notificado se pretende ou não salvar essas mesmas alterações.

Definições
Apresenta a janela de Definições de Perfil. Todas as definições estão associadas ao perfil em utilização e são salvas com o botão Atribuições. Encontra-se ajuda detalhada na janela de Definições de Perfil.

Salvar
Salva quaisquer alterações efectuadas no perfil em utilização. Esta opção está apenas disponível quando ocorrem alterações mas não são salvas.

Salvar Como
Pede-lhe para atribuir um novo nome antes de salvar.

Copiar
Copia os dados do perfil como texto, de forma a poder ser colado.

Definições

Clique no ícone de Definições, que se encontra no canto superior direito da janela de Definições. A janela de Definições permite-lhe alterar as definições do programa.

Atribuições

Para atribuir uma função do rato ou de uma tecla ao controlador, clique num botão do layout. Será mostrada a janela de Atribuições para esse botão.

Clique com o botão direito do rato sobre esse botão, para realizar uma rápida alteração nas opções de atribuição.

Para atribuir uma tecla num Padrão diferente, primeiro seleccione o Padrão pretendido clicando no número desse mesmo padrão, que se encontra no canto inferior direito da janela.

Na janela de Atribuições está disponível Ajuda detalhada.

Grupo de atribuição

Este botão encontra-se junto de cada DPad, Joystick ou Gatilho. Clique no botão para aceder às definições desse grupo de botões.

Definições
Apresenta a janela de Definições.

Associações automáticas
Permite-lhe a rápida atribuição de funções, com base em grupos de opções frequentemente utilizados.

Diagonais
Permite-lhe a rápida alteração das definições de diagonais de um grupo.

Definições do Rato
Apresenta a janela de Definições do Rato

Nomes

Quando é criado ou aberto um perfil, os botões do layout apresentam as funções de teclado ou de rato que lhes estão atribuídas.

Clique no botão Nomes, no canto inferior esquerdo da janela, para ver os nomes das atribuições. Isto mostrará os nomes de atribuições existentes para os botões do layout ou um botão em branco, caso essas atribuições não tenham nome definido.

Clicando no botão do layout para abrir a janela de Atribuições, é possível alterar o nome atribuído. Na janela de Atribuições está disponível Ajuda detalhada.

Padrões

O que são os padrões?
Cada perfil contém 8 conjuntos de atribuições - por defeito está atribuido o conjunto 1. O padrão em utilização é o que se encontra sinalizado, no canto inferior direito da janela.

Como selecciono um padrão?
As definições podem ser seleccionadas manualmente, clicando num dos botões (de 1 a 8). Pode ainda clicar no botão de Padrão e seleccionar um Padrão existente na lista.
Qualquer botão de controlador pode automaticamente escolher um Padrão. Para tal, clique num botão do layout e seleccione a acção na lista do Selector de Padrão. Na janela de Atribuições está disponível Ajuda detalhada.

Arranque Avançado

As opções da linha de comandos podem ser utilizadas por intermédio da command prompt, de um ficheiro bat ou de um atalho.

Xpadder "Perfil1" "Perfil2" "Perfil3" "Atalho.lnk" /M /C /?

* Todas as opções podem ser combinadas sem ordem específica.
* Os switches (/M, por exemplo) podem ser em maiúsculas ou em minúsculas.
* Se os nomes e/ou endereços dos ficheiros incluírem espaços, devem ser colocados entre aspas.
* Se nenhuma linha de comandos estiver em espera e o programa já estiver a correr então, a janela principal será restaurada ou minimizada.

Perfil
Inicia o programa e automaticamente é aberto o perfil (ou perfis) para cada controlador. Se o programa já estiver a correr então os perfis serão automáticamente abertos.

* Se não houverem controladores conectados então, os perfis (ou perfil) serão abertos quando algum controlador for conectado.
* Se apenas foi especificado um perfil e há mais do que um controlador conectado, então o controlador seleccionado irá abrir esse perfil.
* Se foram especificados mais do que um perfil e há mais do que um controlador conectado, então o primeiro perfil será aberto pelo primeiro controlador conectado e por aí em diante.
* Se a extensão do perfil é omissa, esta será automaticamente adicionada.

Atalho.lnk
Inicia o programa (se este ainda não estiver a correr) e inicializa o atalho.

* O atalho deve ser um ficheiro ".lnk" e deverá sempre conter a extensão ".lnk"
* Para inicializar um ficheiro executável (.exe), primeiro é necessário criar um atalho para o mesmo e utilizar o nome desse mesmo atalho
* os atalhos só serão inicializados quando for encontrado pelo menos um controlador, quando todos os controladores foram conectados e quando todos os perfis foram abertos com sucesso

/M
Inicia o programa minimizado. Se o programa já estiver a correr será minimizado, se necessário.

/C
Encerra o programa se estiver a correr - se o programa não estiver a correr então não será inicializado.

/?
Apresenta esta janela de Ajuda.

Opções

Todas as alterações de opções têm efeito imediato. As opções que foram modificadas, desde que a janela de definições foi aberta, apresentam-se a negrito.

[Início]

Iniciar com o Windows
Iniciar automaticamente e minimizar, quando o Windows inicia.

Iniciar minimizado
Iniciar minimizado, quando inicializado pelo utilizador.

Abrir automaticamente último perfil usado
Abrir automaticamente o último perfil utilizado por cada controlador, quando este é detectado.

[Em utilização]

Utilizar XInput (se instalado).
Se tiver o XInput instalado, utilize-o. O XInput apenas pode ser utilizado em controladores compatíveis com Xbox 360. Se não utiliza um controlador compatível com Xbox 360, poderá desactivar esta opção em segurança.

Apresenta animações dos botões e do controlador
Visualização animada dos controladores e dos botões.

Processar controladores não seleccionados
Processa todos os controladores ao mesmo tempo. Isto permite suporte multiplayer. Se tiver apenas um controlador ou tiver mais mas apenas utilizar um de cada vez então, pode desactivar esta opção em segurança. Se esta opção estiver inactiva então, apenas o controlador actualmente seleccionado será processado.

Automatically detect new controllers
Detect and add new controllers when they are connected. This option also detects and re-adds disconnected controllers when they are re-connected. To manually scan for new or re-connected controllers disable this option and use the Scan button in the main window.

[Janela]

Minimizar ao fechar a janela principal
Quando a janela principal é fechada, a janela é minimizada em vez de fechada. Para fechar, clique com o botão direito do rato no ícone da área de notificação (ao lado do relógio).

Relembrar posições das janelas
Apresenta todas as janelas, em função da última posição em que foram colocadas. Se esta opção estiver inactiva todas as janelas serão centradas.

Auto-minimizar na abertura de perfil
Depois de abrir um perfil a janela é minimizada automaticamente.

Retornar ao Padrão 1 depois de Minimizar/Restaurar
Para prevenir alguma confusão, quando a janela é minimizada ou restaurada, é automaticamente seleccionado o Padrão 1 para o controlador actualmente seleccionado.

[Barra de Ferramentas]

Apresenta um ícone na barra de ferramentas quando minimizado
Apresenta o botão, mesmo quando se encontra minimizado.

Apresenta um ícone na área de notificação
Apresenta um ícone na área de notificação (ao lado do relógio).

Valores

Zona morta do Joystick por defeito
Esta zona morta é utilizada por defeito quando é criado um novo perfil.

Zona morta do gatilho por defeito
Esta zona morta é utilizada por defeito quando é criado um novo perfil.

Tempo por defeito de toque de tecla
Este tempo é utilizado por defeito aquando da criação de um novo perfil.

Velocidade de defeito do rato
Quando atribuir um movimento de rato esta velocidade será utilizada por defeito.

Restaurar por defeito
Repõe todos os valores de acordo com as definições originais.

Tema

[Cores]

A interface tem aparência com cores simples por defeito

Interface
É a moldura ou área circundante da janela principal.

Fundo
É o fundo do layout do controlador.

Como alterar as cores
Clique num dos três botões de disposição de cores. Para seleccionar uma cor, clique na palete à direita. Mantenha pressionado o botão do rato e desloque-o, para obter diferentes cores.
Clique no botão Aleatório para seleccionar três cores aleatórias.

As cores do fundo e da interface serão alteradas instantaneamente.

[Imagem]

Novo
Cria um novo ficheiro de imagem, em branco, que poderá ser alterado por intermédio de um programa de imagem.

Abrir
Abre uma imagem para ser usada como fundo.
As imagens devem ser:
* 8-bit (256 cores) ou 24-bit (16 milhões de cores)
* 520 pixels de largura e 360 pixels de altura
* Formato BMP descomprimido

Limpar
Limpa a imagem e utiliza apenas as cores seleccionadas.

[Botões]

Sólido
Apresenta os botões do controlador, utilizando apenas uma côr.

Gradiente
Apresenta os botões do controlador, utilizando uma mistura de sombras.

Vista
Apresenta os botões do controlador, utilizando um efeito de transparência.

[Transparência do Controlador]

Altera a transparência do controlador.

Idioma

Lista
A lista apresenta todas os idiomas disponíveis. Clique num idioma para o utilizar instantâneamente.

Controladores

Para todos os controladores actuais e anteriores, a informação é sempre armazenada. Aqui é mostrada uma lista desses controladores. A lista apresenta a ordem de apresentação dos controladores na grelha, indicando o nome e ID respectivos e, ainda, a quantidade de controladores encontrada. Os números entre chavetas representam o número de controladores que foram desconectados.

Mover para Cima/Baixo
Para alterar a ordem em que os controladores aparecem nas vinhetas, seleccione um controlador na lista. Utilize os botões "Mover para Cima" ou "Mover para Baixo" para alterar essa ordem.

Esconder
Para ocultar um controlador de forma a não ser detectado, seleccione o controlador na lista e clique no botão "Ocultar". Se o controlador tiver uma vinheta no topo da janela principal então, o programa terá que ser reiniciado para remover essa vinheta. Para mostrar um controlador de forma a ser detectado novamente, seleccione o controlador na lista e clique no botão "Mostrar". Se o controlador estiver ligado, terá que o desligar e ligá-lo novamente, de modo a que o mesmo seja detectado.

Apagar
Para remover um controlador da lista, seleccione o controlador na lista e clique no botão "Eliminar". Eliminando um controlador da lista não irá eliminar o ficheiro desse controlador. Irá apenas eliminar a ligação automática para esse controlador.

Propriedades
Apresenta todas propriedades de ligação do controlador, para o controlador seleccionado.

Painel de controlo
Opens the Windows Game Controllers control panel.

Teclado

Teste activo
Coloque um certo nesta para ligar o teste do teclado. Quando o teste de teclado está activo é mostrado o número de vezes que a tecla é pressionada e solta.

Mostrar Combinações de Teclas
Seleccione este item para mostrar as combinações de teclas durante o teste.

Perfil Automático

Um perfil automático é um perfil que será aberto automáticamente quando um programa ou barra de título seja activada.

Observa
Se estiver apenas um controlador ligado então será aberto o Perfil Automático para o controlador, através da primeira correspondência de observação. Se dois ou mais controladores estiverem ligados então, o número de correspondências de observação irá ser alterado à medido que os Perfis Automáticos são abertos. Se apenas uma observação obtém correspondência então o Perfil Automático irá abrir para o controlador seleccionado. Se ocorrerem duas ou mais correspondências de observação então, cada Perfil Automático irá ser aberto para cada controlador de forma ordenada. O Perfil Automático de Defeito (se activado) abrirá o perfil de defeito no controlador seleccionado, se não se verificarem observações de outro Perfil Automático em curso.

Activado
Activa o sistema Perfil Automático. Isto não irá alterar a definição de activação de nenhum Perfil Automático. Se abrir um perfil que não seja de defeito, o sistema de Perfil Automático será automáticamente desactivado. Se abrir um perfil de defeito, o sistema de Perfil Automático será automáticamente activado.

Lista de Perfis Automáticos
A informação foi restaurada para todos os Perfis Automáticos. Aqui é mostrada uma lista desses perfis automáticos. A lista apresenta o nome do perfil para abrir automáticamente e o programa ou barra de título a vigiar.

Novo
Cria um novo Perfil Automático Selecciona o perfil para ser automáticamente aberto ou selecciona "Ignorar Defeito". Utilize o butão "Editar Vigia" para seleccionar o programa ou barra de título a vigiar.

Editar Perfil
Selecciona um perfil diferente para abrir automáticamente.

Editar Vigia
Selecciona o programa ou barra de título a vigiar.

Activar/Desactivar
Activa ou Inactiva o perfil automático seleccionado. Um perfil automático desactivado não irá abrir automáticamente o perfil.

Propriedades
Apresenta todas as propriedades do Perfil Automático, referentes ao Perfil Automático seleccionado.

Apagar
Elimina da lista o Perfil Automático seleccionado. Eliminando um Perfil Automático da lista não irá eliminar o ficheiro de perfil nem o programa a vigiar.

Installation

Associar ficheiros
Associar controlador, perfil e idiomas a este programa. Isto irá adicionar um ícone a cada ficheiro associado. Os perfis associados podem também ser abertos por duplo clique.

Debug

These options are for the developer and testers only. No help is available.

Propriedades do Controlador

Detalhes
Apresenta os detalhes do controlador actual. Se o XInput estiver indisponível deverá instalar o XInput. Para aceder ao XInput deverá instalar a versão mais recente do DirectX ou das drivers do controlador. O XInput apenas funciona com controladores compatíveis com Xbox 360 e que utilizem drivers oficiais. Estes dispõem de anel de iluminação, gatilhos independentes e vibração. Se o controlador não é compatível com Xbox 360 então, não necessita de XInput.

DirectInput
Dados brutos do controlador.

XInput
Se o XInput estiver disponível e o controlador eas drivers forem compatíveis com XInput, então os dados brutos do XInput será disposto aqui.

Painel de controlo
Abre o Painel de Controlo para o controlador actual.

Imagem

Esta é a imagem de fundo onde os botões estão dispostos. A cor rosa apresenta áreas transparentes.

Limpar
Limpa a imagem de fundo. O ficheiro de imagem e os botões não serão eliminados.

Download
Descarrega imagens de controlador prontas a usar, a partir do website.

Colar
Cola uma imagem de controlador que foi copiada.

Abrir
Abre uma imagem de controlador, a partir de um ficheiro. As imagens de controlador deverão ser:
* 8-bit (256 cores) ou 24-bit (16 milhões de cores)
* 512 pixels de largura e 256 pixels de altura
* Formato BMP descomprimido

Carregar
Carrega a sua imagem de controlador no website.

Copiar
Copia a imagem de controlador, de modo a que a mesma possa ser colada.

Exportar
Salva a imagem de controlador num ficheiro.

Desenhar
Permite a escolha do modo Caneta, Preenchimento ou Apagar, de modo a poder alterar as ferramentas disponíveis para desenhar. O ponteiro altera o tamanho da ferramenta e a palete altera a cor em utilização.

Joysticks

São considerados joysticks todos os botões que não sejam DPad (botão direccional universal). Se o seu controlador tiver dois joysticks então, o joystick 1 é o da esquerda e o joystick 2 é o da direita, consequentemente. Apenas pode activar o joystick 2 se o joystick 1 já estiver activo.

Para adicionar um joystick clique no quadrado do Joystick 1 ou 2, de modo a aparecer um certo a verde. Ser-lhe-á pedido para mover o joystick, de modo a que sejam detectadas as respectivas definições. O botão Detectar permite também detectar todas as definições. Os botões das setas apenas detectam as direccionais do botão. Poderá ainda seleccionar os eixos por si próprio.

O nome do joystick e das direcções podem ser alteradas a partir do padrão de defeito.

Na imagem de layout pode arrastar o joystick para a posição indicada.

Botão direccional (DPad)

O botão direccional é o botão em forma de cruz (ou sinal de mais) existente no seu controlador.

Para adicionar um botão direccional clique no quadrado do DPad, de modo a aparecer um certo a verde. Ser-lhe-á pedido para pressionar no DPad, de modo a que sejam detectadas as respectivas definições. O botão Detectar permite também detectar todas as definições. Os botões das setas apenas detectam as direccionais do botão. Poderá ainda seleccionar os eixos ou dados por si próprio.

O nome do DPad e das direcções podem ser alteradas a partir do padrão de defeito.

Na imagem de layout pode arrastar o DPad para a posição indicada.

Botões

Siga as instruções para adicionar, mover, renomear ou apagar um botão.

Gatilhos

Aqui são representados apenas os gatilhos analógicos. Se adicionou gatilhos como botão então não deverá ser necessário adicionar Gatilhos. Os gatilhos analógicos serão desactivados caso sejam detectados como botões.

Para adicionar dois gatilhos clique no quadrado dos Gatilhos Analógicos, de modo a aparecer um certo a verde. Ser-lhe-á pedido para manter os gatilhos pressionados, de modo a que sejam detectadas as respectivas definições. O botão Detectar permite também detectar todas as definições. Os botões das setas apenas detectam o gatilho no botão. Poderá ainda seleccionar os eixos por si próprio.

O nome dos gatilhos podem ser alterados a partir do padrão de defeito.

Na imagem de layout pode arrastar os gatilhos para as posições indicadas.

Controladores compatíveis com Xbox 360
Se está a utilizar drivers oficiais então, o Windows necessita do XInput para permitir que ambos os gatilhos sejam usados ao mesmo tempo. Para aceder ao XInput deverá instalar a versão mais recente do DirectX ou das drivers do controlador. O XInput apenas funciona com controladores compatíveis com Xbox 360 e que utilizem drivers oficiais. Estes dispõem de anel de iluminação, gatilhos independentes e vibração.

Definições do DPad

Status
Esta é uma representação gráfica do estado actual do DPad. A cor vermelha representa a direcção que foi pressionada mas que foi filtrada devido ao modo actual. A cor verde representa a direcção que foi pressionada e que está activa. As cores correspondem às cores dos botões apresentados na imagem principal do layout.

Associações automáticas
Seleccionando um dos grupos de teclas apresentado irá, automáticamente, atribuir essas teclas ao DPad. Cada direcção do DPad pode também ser atribuida, individualmente, bastando para isso clicar nos botões representados no layout principal.

Modo
Standard:
Existem 8 zonas: Cima, Baixo, Esquerda, Direita e 4 diagonais
Se está a ser utilizada uma diagonal então, as duas atribuições relevantes estão ambas a ser utilizadas. Por exemplo, se a diagola cima-direita está a ser utilizada então, as atribuições cima e direita estão a ser utilizadas. Esta opção é ideal quando se controlam movimentos ou emulações do ponteiro do rato.

4-Way Standard:
Existem 4 atribuições: Cima, Baixo, Esquerda e Direita
Esta opção é ideal quando se realizam selecções 4-way (4 saídas), tal como acontece em jogos de dança.

4-Way diagonal:
Existem 4 atribuições: Cima+Direita, Baixo+Direita, Baixo+Esquerda, Cima+Esquerda
Estas opções são ideais quando se realizam selecções diagonais de 4 saidas (4-way em jogos isométricos).

8-Way:
Existem 8 atribuições: Cima, Cima+Direita, Direita, Baixo+Direita, Baixo, Baixo+Esquerda, Esquerda e Cima+Esquerda
Esta opção é ideal para controlo de movimentos 8-way (8 saídas), em que cada diagonal necessita de uma atribuição.

Prioridade Horizontal ou Vertical:
Este é um 4-way standard que dá prioridade à direcção horizontal ou vertical. Estas opções são ideais quando se realizam selecções.

Definições do Rato
Dispõe a janela de definições do rato para o DPad.

Definições do Joystick

Status
Esta é uma representação gráfica do estado actual do Joystick. O pequeno circulo preto representa a posição actual do joystick. O círculo vermelho representa a zona-morta. As áreas brancas e cinzentas correspondem a diferentes localizações. Os números representam as coordenadas em X (horizontal), as coordenadas em Y (vertical), o rolamento em graus e a distância a que está do centro.

Zona-Morta
A sensibilidade refere-se à distância que o joystick necessita de ser deslocado antes da tecla atribuída ser pressionada ou ocorrer actividade com o rato. Todos os joysticks requerem uma zona-morta a ser compensada, para a sensibilidade. Não é recomendada a redução da sensibilidade para um valor inferior a 25%. Aumente o valor caso verifique que o joystick está muito sensível ao movimento.
A zona-morta é representada na imagem de status como um círculo vermelho e o seu efeito poder ser visto na imagem do layout principal. Um botão apresenta-se a vermelho quando não atingiu o extremo de sensibilidade e a verde quando está activo.

Associações automáticas
Seleccionando um dos grupos de teclas apresentado irá, automaticamente, atribuir essas teclas ao Joystick. Cada direcção do Joystick pode também ser atribuída, individualmente, bastando para isso clicar nos botões representados no layout principal.

Modo
Standard:
Existem 8 zonas: Cima, Baixo, Esquerda, Direita e 4 diagonais
Se está a ser utilizada uma diagonal então, as duas atribuições relevantes estão ambas a ser utilizadas. Por exemplo, se a diagola cima-direita está a ser utilizada então, as atribuições cima e direita estão a ser utilizadas. Esta opção é ideal quando se controlam movimentos ou emulações do ponteiro do rato.

4-Way Standard:
Existem 4 atribuições: Cima, Baixo, Esquerda e Direita
Esta opção é ideal quando se realizam selecções 4-way (4 saídas), tal como acontece em jogos de dança.

4-Way diagonal:
Existem 4 atribuições: Cima+Direita, Baixo+Direita, Baixo+Esquerda, Cima+Esquerda
Estas opções são ideais quando se realizam selecções diagonais de 4 saidas (4-way em jogos isométricos).

8-Way:
Existem 8 atribuições: Cima, Cima+Direita, Direita, Baixo+Direita, Baixo, Baixo+Esquerda, Esquerda e Cima+Esquerda
Esta opção é ideal para controlo de movimentos 8-way (8 saídas), em que cada diagonal necessita de uma atribuição.

Prioridade Horizontal ou Vertical:
Este é um 4-way standard que dá prioridade à direcção horizontal ou vertical. Estas opções são ideais quando se realizam selecções.

Dimensão da Diagonal
Em alguns modos, é possível alterar a dimensão da zona diagonal. Desloque a patilha para alterar a dimensão da zona diagonal.

Definições do Rato
Dispõe a janela de definições do rato para o Joystick.

Definições do Gatilho

Cada gatilho tem definições individuais.

Zona-Morta
Isto refere-se à distância a que o Gatilho necessita de estar pressionado antes de ocorrer a acção do tecla atribuída ou movimento do rato. Esta opção é útil caso verifique que o gatilho está muito sensível.

Status
Esta é uma representação gráfica do estado actual do Gatilho. A barra gráfica apresenta-se verde quando o gatilho está activo ou vermelha quando este ainda se encontra na zona-morta. As cores correspondem às cores dos botões apresentados na imagem principal do layout.

Definições do Rato

Algumas opções desta janela apenas irão aparecer se existir um movimento do rato atribuído ao botão seleccionado ou a um grupo de botões.

Associações automáticas
Seleccionando um dos grupos de teclas apresentado irá, automáticamente, atribuir essas direcções ao rato. Cada direcção do rato pode também ser atribuída, individualmente, bastando para isso clicar nos botões representados no layout principal.

Modo
Visualização:
Filtra diagonais acidentais quando o rato é movimentado horizontal ou verticalmente, de modo a prevenir desvios.
Cursor:
Não aplica filtros de modo a que o cursor possa ser emulado com exactidão.
Mola:
Faz coincidir a posição do cursor com a posição do joystick.

Velocidade de emulação
Se o movimento do rato está atribuido a uma parte do controlador então, a velocidade do rato pode ser ajustada por intermédio destas duas patilhas. Coloque um certo na caixa da opção "Mover em simultâneo" para mover automaticamente os dois ponteiros, em simultâneo.

O gráfico representa a velocidade do rato, com base na distância até onde o joystick foi empurrado ou o gatilho pressionado. A linha vermelha representa a velocidade horizontal, enquanto que a linha verde representa a velocidade vertical. Caso exista um movimento do rato associado a um botão ou a uma direcção do Dpad então, a velocidade do rato irá acelerar até que a velocidade máxima seja atingida.

Teste
A imagem é baseada no modo actualmente seleccionado. Depois de atribuído o rato como função do controlador, o efeito da velocidade e outras opções podem ser vistas nesta imagem de teste.

Status
As coordenadas internas do rato e a velocidade (em Pixels por segundo) estão dispostas aqui.

Atribuição

A janela Atribuição apresenta todas as possíveis atribuições. As atribuições actuais são apresentadas a amarelo. Atribuições que já se encontram em utilização estão representadas a azul (estas podem ser usadas mais do que uma vez). Atribuições noutros ciclos (se existirem) são representadas a azul claro.

Uma atribuição
Na imagem de teclado e rato, pressione uma tecla no teclado ou clique na tecla ou acção do rato. Se já existir uma atribuição, esta será substituída. A janela de atribuição fechará automáticamente. Enquanto pressionar o botão do controlador, a tecla atribuída será pressionada ou o movimento do rato será executado.

Combinação
Uma combinação é um conjunto de duas ou mais atribuições.
Para atribuir uma combinação do tipo Shift+X, atribua a tecla "Shift" e depois a tecla "X". Quando atribuir uma tecla combinatória (Shift/CTRL/ALT) a janela permanecerá aberta. Quando atribuir outra tecla, a janela de atribuição fechará automáticamente. A combinação será executada enquanto pressionar o botão do controlador. Clique no botão Avançado, na janela Avançado, para criar combinações, ciclos ou sequências mais complexas.

Encravamento
O Encravamento mantém, automaticamente, pressionado o botão por si, depois de ter pressionado esse mesmo botão e de já o ter libertado. Pressione novamente o botão para retirar o encravamento automático.
Coloque um certo na caixa Activo para activar o Encravamento. O modo de encravamento pode ser rapidamente modificado, bastando para isso clicar com o botão direito do rato no botão da imagem de layout do controlador. O fundo do botão, na imagem de layout do controlador, ficará azul para indicar que o modo de encravamento está activo.

Turbo
A opção Turbo pressiona e liberta automáticamente e, de forma repetitiva, a tecla enquanto o botão do controlador estiver pressionado.
Coloque um certo na caixa Activo para activar o Turbo. O modo de turbo pode ser rapidamente modificado, bastando para isso clicar com o botão direito do rato no botão da imagem de layout do controlador. Poderá usar esta opção em simultâneo com a opção Encravamento, que pressionará automaticamente a tecla por sua vez. O topo do botão, na imagem de layout do controlador, ficará cor-de-rosa para indicar que o modo de turbo está activo. Opções avançadas de Turbo estarão disponíveis se clicar no botão Avançado.

Vibração
O modo de vibração faz com que o controlador vibre, enquanto um botão estiver pressionado. A vibração só está disponível se o seu acessório suportar force feedback. Opções avançadas de vibração e ajuda estão disponíveis se clicar no botão avançado.

Nome
É o nome da atribuição. Exemplos de nomes são "Disparar", "Activar" ou "Saltar". O nome atribuído será exibido quando o botão Nomes, situado no canto inferior esquerdo da janela principal, for clicado. Os nomes são úteis para lhe recordar a função do botão. Serve como ajuda também para o caso de o ficheiro ser partilhado com outros utilizadores.

Avançado
Para opções de atribuição avançadas, clique no botão Avançado para abrir a respectiva janela.

Atribuições

Slots
Cada botão possui um número infinito de slots. A slot actualmente seleccionada encontra-se sinalizada. Para seleccionar, clique numa slot diferente. Se não forem apresentadas todas as slots, utilize a barra lateral e faça-a deslizar para percorrer todas as slots. A atribuição das slots podem ser feitas ao clicar na janela principal de atribuições ou ao pressionar uma tecla.

Atribuição Básica
Para definir atribuições básicas, atribua a tecla ou acção de rato correspondente à primeira slot.
Por exemplo, para executar a atribuição X:

Slot 1: X

Combinação
Para definir uma combinação de duas ou mais acções, atribua cada tecla ou acção de rato a uma slot.
Por exemplo, para executar a combinação Shift+X:

Slot 1: Alterar
Slot 2: X

Sequência
Uma sequência é uma colecção de duas ou mais atribuições, e/ou combinações, separadas por uma ou mais pausas. Para adicionar uma Pausa, na slot seleccionada, utilize o botão "Adicionar Pausa". A Pausa adicionada irá assumir o período de Tempo criado pelos botões Tempo. Coloque um certo na caixa da opção "Auto-Adição de Pausas de Sequência" para adicionar pausas automáticamente.
Por exemplo, para executar a sequência Shift+X, 1 segundo de atraso, Y, 1 segundo de atraso, Z:

Slot 1: Alterar
Slot 2: X
Slot 3: Pausa 1.00s
Slot 4: Y
Slot 5: Pausa 1.00s
Slot 6: Z

A sequência irá ser inicializada quando pressionar o botão do controlador. O botão do controlador pode ser solto logo a seguir a ter sido pressionado pois, a sequência só necessita que o botão seja pressionado uma vez para que seja inicializada. A sequência pode ser parada ou limpa se pressionar novamente o botão do controlador. Se o botão do controlador e mantiver pressionado, uma vez terminada a sequência esta não será repetida.

O rebordo do botão, na imagem de layout do controlador, apresentará um quadrado azul claro para indicar que a sequência está atribuída.

Zona de Retenção
Uma Zona de Retenção corresponde a diferentes atribuições, combinações ou sequências baseadas em função do tempo em que o botão é pressionado. Para adicionar uma Zona de Retenção na slot seleccionada, utilize o botão "Adicionar Zona de Retenção". O valor do período adicionado na Zona de Retenção irá assumir o período de Tempo criado pelos botões Tempo. Todas as slots a seguir à Zona de Retenção só serão atribuídas quando o respectivo período de tempo for atingido. A Zona de Retenção termina onde é iniciada a próxima Zona de Retenção, Zona de Libertação, Paragem de Ciclo ou quando é encontrada uma slot vazia.
Por exemplo, para executar a atribuição X depois do botão do controlador ter sido pressionado por 1 segundo:

Slot 1: Zona de Retenção 1.00s
Slot 2: X

Zona de Libertação
Uma Zona de Libertação executa diferentes atribuições, combinações ou sequências baseadas em função da libertação do botoão do controlador, dependendo do tempo em que o mesmo se manteve pressionado. Para adicionar uma Zona de Libertação na slot seleccionada, utilize o botão "Adicionar Zona de Libertação". O valor do período adicionado na Zona de Libertação irá assumir o período de Tempo criado pelos botões Tempo. Todas as slots a seguir à Zona de Libertação só serão atribuídas quando o respectivo período de tempo for atingido. A Zona de Libertação termina onde é iniciada a próxima Zona de Retenção, Zona de Libertação, Paragem de Ciclo ou quando é encontrada uma slot vazia.
Por exemplo, para executar a atribuição X depois do botão do controlador ter sido libertado, após ter sido pressionado por 1 segundo:

Slot 1: Zona de Libertação 1.00s
Slot 2: X

Pressionar brevemente ou Reter
Uma Retenção ou Toque executa uma atribuição diferente, dependendo se o botão do controlador é mantido em pressão ou se é premido rapidamente.
Por exemplo, para executar a atribuição X se o botão do controlador foi pressionado brevemente e a atribuição Y se o botão for mantido pressionado:

Slot 1: Zona de Retenção 0.50s
Slot 2: Y
Slot 3: Zona de Libertação 0.01s
Slot 4: X
Slot 5: Zona de Libertação 0.25s

Zona de Distância
Uma Zona de Distância corresponde a diferentes atribuições, combinações ou sequências baseadas em função do movimento do joystick ou do gatilho. Para adicionar uma Zona de Distância na slot seleccionada, utilize o botão "Adicionar Zona de Distância". O valor de distância adicionado na Zona de Distância irá assumir o valor da Distância criada pelos botões Distância. Todas as slots a seguir à Zona de Distância só serão atribuídas quando a respectiva distância for atingida. A Zona de Distância termina onde é iniciada a próxima Zona de Distância, Zona de Retenção, Zona de Libertação, Paragem de Ciclo ou quando é encontrada uma slot vazia.
Por exemplo, para executar a atribuição X se o joystick do controlador for movido menos de 50% e a atribuição Y se o joystick for movido mais de 50%:

Slot 1: X
Slot 2: Zona de Distância 50%
Slot 3: Y

Ciclo
Um ciclo é um conjunto de duas ou mais atribuições e/ou combinações e/ou sequencias, separadas por paragens de ciclo. Para adicionar uma Paragem de Ciclo, na slot seleccionada, utilize o botão "Adicionar Paragem de Ciclo". Cada vez que pressionar o botão do controlador, a atribuição, combinação ou sequência existente no ciclo será executada.
Por exemplo, para executar "X" na primeira vez que pressiona o botão do controlador, "Y" na segunda vez e "Z" na terceira vez que o pressionar:

Slot 1: X
Slot 2: Paragem de Ciclo
Slot 3: Y
Slot 4: Paragem de Ciclo
Slot 5: Z

Qualquer atribuição ou combinação será executada, enquanto pressionar o botão do controlador. Qualquer sequência será inicializada quando pressionar o botão do controlador. O ciclo seguinte será automáticamente seleccionado quando soltar o botão do controlador ou a sequencia tiver terminado.

O rebordo do botão, na imagem de layout do controlador, apresentará um quadrado rabiscado a preto para indicar que o ciclo está atribuído.

Limpar
Para limpar todas as slots, clique no botão "Limpar".

Inserir
Para inserir uma slot, clique no botão "Inserir". Um nova atribuição "desconhecida" será inserida. Atribuia uma nova Atribuição para substituir a desconhecida.

Apagar
Para eliminar a slot seleccionada, clique no botão "Apagar". Poderá também seleccionar a área "Nenhum", na imagem principal de atribuições para apagar uma slot.

Teste
Para testar as atribuições, clique no botão "Teste" e o Bloco de Notas será aberto. Pressione o botão do controlador para testar as atribuições no Bloco de Notas.

Adicionar Paragem de Ciclo
Ver acima a secção "Ciclo".

Adicionar Zona de Retenção
Ver acima a secção "Zona de Retenção".

Adicionar Zona de Libertação
Ver acima a secção "Zona de Libertação".

adicionar Pausa
Ver acima a secção "Sequência".

Tempo
Este Tempo é utilizado quando é adicionada uma Zona de Retenção, Zona de Libertação ou Pausa. Utilize os botões Tempo para alterar o Tempo a ser utilizado. Seleccionando uma Zona de Retenção, uma Zona de Libertação ou uma Pausa irá definir o período de tempo que a slot irá utilizar. Ao alterar o período de tempo, enquanto uma Zona de Retenção, uma Zona de Libertação ou uma Pausa está seleccionada, o valor utilizado pela slot irá ser alterado.

Distância
Esta distância é utilizada quando é adicionada uma Zona de Distância. Utilize os botões Distância para alterar a Distância a ser utilizada. Seleccionando uma Zona de Distância irá definir a distância que a slot irá utilizar. Ao alterar a distância, enquanto uma Zona de Distância está seleccionada, o valor utilizado pela slot irá ser alterado.

Encravamento

Para informações básicas sobre esta característica, veja a Ajuda na janela principal de atribuições.

Turbo

Para informações básicas sobre esta característica, veja a Ajuda na janela principal de atribuições.

Atraso
Define o atraso entre cada carregamento automático do botão. O atraso pode ser entre 0.02 segundos e 2.50 segundos.

Taxa
Representa a razão de carregamentos automáticos por segundo do botão, com base no atraso que seleccionou. Se o turbo estiver activo então o Robocop irá dar-lhe uma demonstração dessa razão.

Vibração

O meu controlador suporta vibração?
A vibração só está disponível se o seu acessório suportar force feedback. Se o seu controlador for compatível com Xbox 360 e estiver a utilizar uma driver oficial então é necessário XInput. Para aceder ao XInput deverá instalar a versão mais recente do DirectX ou das drivers do controlador. O XInput apenas funciona com controladores compatíveis com Xbox 360 e que utilizem drivers oficiais. Estes dispõem de anel de iluminação, gatilhos independentes e vibração.

Activo
Coloque um certo na caixa Activo para activar a Vibração. O modo de vibração pode ser rapidamente modificado, bastando para isso clicar com o botão direito do rato no botão da imagem de layout do controlador. As laterais do botão, na imagem de layout do controlador, ficará amarelo para indicar que o modo de vibração está activo.

Força Esquerda/Direita
Os controladores compatíveis contém dois motores que vibram em sentidos diferentes. Utilize os ponteiros para alterar as forças de vibração. Para definir rapidamente a vibração, clique nos ícones None ou Max. Se a vibração estiver activa sentirá as alterações instantaneamente.

Selector de Padrão

O que é que esta opção faz?
Cada perfil contém 8 conjuntos de atribuições - por defeito está atribuido o conjunto 1. A activação do Selector de padrão permite a selecção de um padrão, por intermédio de um botão.

Activo
Escolha o padrão para ser seleccionado e o método de selecção, de acordo com a lista, ou seleccione "Não" para desactivar a escolha de padrão. O padrão seleccionado actualmente está mostrado no canto inferior direito da imagem de layout de controlador. Os padrões podem também ser seleccionados bastando para isso clicar no botão com número de padrão pretendido.
O fundo do botão na imagem do controlador irá apresentar um rectângulo azul claro. Este rectângulo apresenta o conjunto que o botão escolhe a a forma como o faz.

unidireccional
O padrão seleccionado ficará activo depois de pressionar e soltar o botão do controlador. Este padrão irá permanecer seleccionado.

Bidireccional
O padrão seleccionado ficará activo depois de pressionar e soltar o botão do controlador. Para voltar ao padrão anterior pressione e solte novamente o botão do controlador.

Enquanto pressionado
O padrão escolhido está apenas activo enquanto o botão do controlador estiver pressionado. Retornará ao padrão anterior quando o botão do controlador for solto.

Definições de perfil

O que são definições de perfil?
As definições de perfil são definições que apenas afectam o perfil e o controlador em utilização.

Tempo de toque de tecla
O tempo de toque de tecla é o tempo cuja tecla é emulada como pressionada, quando faz parte de uma sequência. Um perfil novo irá usar em primeira opção o Tempo de Toque de Tecla de defeito, disposto na janela principal de Definições. Se o valor de Tempo de Toque de Tecla for alterado na janela de Definições de Perfil, então este perfil irá utilizar esse valor.

Locked

Return to “Português”